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5 boas práticas de como resolver seus produtos parados no estoque

Gerenciar um estoque adequadamente muitas vezes parece ser algo que não tem jeito, ainda mais com a agitação do dia a dia. Um dos problemas que acontecem e não parecem ser nada demais, são os produtos que acabam acumulando, saiba o que isso causa no seu estoque. Mas não se preocupe, tem solução! Separamos algumas boas práticas de como resolver seus produtos parados.

Algumas boas práticas para o seu estoque
1.Tenha uma boa gestão

Criar uma gestão é fundamental para fluir seu negócio, e para isso é necessário ter boas ferramentas a disposição também. As ferramentas te ajudam a saber com mais precisão o quanto comprar de acordo a determinada semana ou sazonalidade.

Para começar, revise todos os produtos no seu estoque, alguns deles podem ter passado despercebido, e se isso aconteceu, pode ser que estejam com baixa saída. Não só isso, você deve manter-se atualizado sobre o seu mercado, mas caso não o conheça muito bem, busque realizar algumas pesquisas aprofundadas, isso te dirá como posicionar a sua marca na vitrine.

Uma boa forma de manter o acompanhamento sem custos extras é utilizar uma planilha que monitora alguns dados, como por exemplo, entradas e saídas, controle financeiro e o comportamento dos seus produtos. Se você busca algo mais rebuscado para manter esse monitoramento, você pode optar por um software.

2. Conheça seu público

Conhecer seu público poderá te ajudar a entender porque o seu estoque está parado, além de ser essencial para uma boa comunicação, gerando um bom relacionamento. Esteja dentro dos interesses, do comportamento, das necessidades dos seus clientes, porque assim é possível criar não só uma estratégia de captar e fidelizar consumidores, mas também vai influenciar como o seu produto irá se comportar. Procure adaptar o seu marketing para conseguir atingir de formar mais assertiva o seu público-alvo.
Você pode conhecer seus clientes realizando pesquisas rápidas e objetivas, porém com as perguntas necessárias para que consiga definir quem são eles e como você vai atuar

3. Faça promoções atrativas

Uma das maneiras mais eficientes de acabar com um estoque parado é realizar promoções atrativas, não se apegue demais aos produtos, pois a cada dia eles vão perdendo o valor de venda. Você pode realizar essas promoções de diversas maneiras, como por exemplo: compras casadas, o famoso “compre 1 leve 2”; descontos gradativos, “na compra de 1, o segundo sai por 20% a menos, na compra de 2, o terceiro sai por 30% a menos”; queima de estoque, “toda a loja por 50%”; ou até mesmo formar parcerias com outras lojas, assim o cliente que comprar o seu produto, terá x% de desconto na loja parceira e vice-versa; e assim por diante, mantenha sua criatividade em dia. O que vai determinar qual promoção seguir, será o item anterior, conhecer o seu público, e a partir daí, encontrar a solução mais viável.

Mas lembre-se: revise os seus custos e faça a promoção de acordo com a sua realidade para não acabar saindo no prejuízo!

4. Identifique a sazonalidade

Mas o que é isso? Simples. Um picolé no verão! Você vai identificar as fases de cada produto no seu estoque, e saber em que época as vendas estouram até quando elas começam a cair para a estabilidade. Através dessa análise de comportamento, crie uma estratégia de vendas para escoar o máximo desse estoque na época correta, mas lembre-se: na sazonalidade é extremamente importante não comprar a mais para sobrar, e nem comprar a menos de forma que não consiga atender a demanda.

5. Procure seu fornecedor

É muito importante sempre criar um bom relacionamento com os fornecedores e muitos deles possuem políticas de trocas e devoluções que vão te ajudar no estoque parado. Negocie com seu fornecedor a possibilidade de devolução dos produtos, ou trocar por outros que tem uma saída muito maior, pois pode acabar sendo vantajoso para os dois lados.

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