Soluções em Engenharia

Por que a prototipagem pode ajudar a tirar sua ideia do pensamento para a realidade ?

A prototipagem lhe permite prever erros no modelo final do seu projeto, não só isso, faz com que sua ideia torne-se mais tangível para o mercado. Entenda o que é, como é feita e suas vantagens.
O que é a prototipagem?

A prototipagem basicamente é uma forma de você antecipar possíveis erros do seu projeto, ideia ou sonho e, com isso, otimizar os processos na hora de pôr em prática.

Essa metodologia te ajuda na criação de um modelo inicial com baixo custo, que são os chamados de protótipos. O objetivo é descobrir possíveis problemas de uso, falhas que a teoria não mostra ou até problemas visuais. Pode te ajudar também para verificar a viabilidade financeira e mercadológica, por conta que o principal propósito é a validação em forma de testes.

Como funciona?

Basicamente, os protótipos fazem com que sua ideia inovadora possa ser produzida de uma forma mais simples, como em um modelo digital ou apenas desenhado. Geralmente a representação de uma ideia é realizada por softwares de projeção 3D que te possibilitam visualizar de forma mais clara o seu novo produto.

Imagine que você tem uma receita de bolo e quer usar essa receita para vender bolos na rua. Você já iria produzir vários bolos e sair vendendo ou primeiro iria apenas produzir uma unidade e ver se realmente a receita é boa? Acho que a segunda opção, né? Esse é um exemplo de prototipagem.

Vantagens
  • Reduz o tempo de produção até a chegada ao cliente ou até o uso do objeto/serviço em questão;
  • O produto chega com testes validados pros clientes e usuários, com isso, são menores as chances de gastar com as reparações dos erros;
  • O produto chega com testes validados por clientes e usuários, com isso, menor a chance de gastar com as reparações dos erros.
Como começar?

A recomendação é que seu produto passe pelos três níveis de prototipação: o alto, média e baixo.

  • O baixo nível seria um rascunho de sua ideia, algo mais teórico e conceitual.
  • O médio nível seria o teste dos principais pontos da sua ideia. Aqueles pontos que serão a base do que você imagina.
  • O alto nível seria da “cereja do bolo” da sua ideia, aqueles pontos que farão diferença e que estarão mais em contato com o usuário.

Um ponto de atenção é que em cada fase pode acontecer de você gastar um pouquinho mais. Isso acontece porque seu protótipo estará se aproximando da “perfeição”.

Aquele ditado que diz que “a pressa é a inimiga da perfeição” resume bem o conceito de prototipagem. Você não precisa de pressa para o seu produto final, pois com a pressa poderá vir erros básicos, gastos desnecessários de recursos e perda de tempo. Então se você tem alguma ideia ou sonho, não pense duas vezes em prototipá-lo para que você saiba se é viável ou não de se tornar realidade.

Gostou? Quer tentar começar a prototipar uma nova ideia? Entra em contato com a gente.

Deixe uma resposta