Empreendedorismo

5 dicas de como preparar sua pequena empresa para o pós-pandemia

Saiba como sua empresa pode começar a se adaptar a volta das atividades de forma inteligente.
IMPACTOS DA PANDEMIA NO MUNDO EMPRESARIAL

Já podemos acompanhar nas mídias diversos setores do mercado que estão passando por mudanças ou adaptações para a volta da “normalidade”. Muitos pesquisadores acreditam que o pós pandemia acontecerá um maior desenvolvimento tecnológico e de como a sociedade se comporta, nós enquanto empresários, já conseguimos perceber que essa mudança está impactando no nosso cotidiano.

A crise financeira abalou o mercado de trabalho de forma que alguns não conseguiram manter-se ativamente, mesmo que, estivessem pensando em inovações nas suas áreas. O novo normal agora exige que não só a empresa mude seus processos, mas que os profissionais também tornem-se melhores do que antes. O profissional do futuro fará a diferença na sociedade.

5 DICAS DE COMO PREPARAR SUA EMPRESA
1.Inovação nos serviços/produtos

Se sua empresa oferta serviços ou produtos, comece fazendo uma boa análise para entender como está cada um perante o mercado, pois nem todos serão uma real necessidade do consumidor na época de pandemia. Isso não significa que você deva parar de vender seu serviço ou produto e sim o adaptá-lo. Se você possui uma empresa de consultoria, pense em como atender o cliente e prestar relatórios de forma online e mesmo que alguns processos precisem realmente de atendimento presencial, pense em como prestar o serviço de forma reduzida sem prejudicar a qualidade.

Se possui uma empresa que oferta exclusivamente produtos, investir em uma loja virtual pode ser uma boa saída para voltar as atividades. As lojas virtuais ajudam a se comunicar em maior escala com os clientes de outras cidades ou estados, realizar relatórios de vendas, divulgar seus produtos nas redes sociais e ter um controle mais preciso do seu estoque, não só isso, você não precisará ter os gastos que uma loja física possui.

2. Marketing

Com o crescimento das redes sociais as pessoas estão mais conectadas a cada dia e isso interfere diretamente como as empresas conseguem a atenção do público. Comece listando quais as mídias sociais que o seu público-alvo está mais presente, tendo isso em mãos fica mais fácil da sua empresa se comunicar por onde eles costumam estar. O marketing digital está tomando mais forma com o passar do tempo, e é uma forma dos seus negócios crescerem muito mais do que o alcance que tinha antes criando campanhas tradicionais.

O meio digital te permite criar anúncios e campanhas com qualquer valor que tenha no bolso e cada ferramenta te disponibilizará qual será o seu alcance de visitantes de acordo ao valor que pretende investir. Algumas ferramentas te possibilitam criar e-mails automatizados de forma gratuita para que comunique com seus clientes alguma promoção ou novidade na sua empresa.

3. Vendas

Nem sempre conseguimos ter constância nas vendas e muitas vezes gastamos muita energia e dinheiro tentando conseguir novos clientes, ainda mais que com a crise poucas pessoas estão investindo em serviços na qual não vejam como prioridade. Uma forma de continuar vendendo é pensar em formas de fidelizar os clientes que já possui na empresa, é menos custoso manter um cliente interessado que já te conhece do que conseguir um que não sabe o que você faz. Se o fluxo de clientes não está bom e você precisa realmente de novas pessoas para continuar atuando, volte na nossa dica número 1 (um) para sabe e entenda um pouco como fazer novas vendas com os serviços e produtos que já possuem.

4. Tecnologia

Ainda usa documentos impressos, anotações em cadernetas e armazena processos da empresa na gaveta? Estar em contato com materiais importantes estando longe do escritório ficou bem mais difícil. Mesmo após a volta das atividades, nem todos os colaboradores poderão voltar a trabalhar na mesma forma que antes, por isso, sua empresa deve começar a transição para adotar as ferramentas online ou softwares que facilitam o acesso a informações e o compartilhamento das mesmas.

Existem muitos sistemas no mercado de diversos seguimentos, gratuitos e pagos, que otimizam o tempo no nosso dia a dia, até mesmo armazenar arquivos na nuvem previne que documentos se percam ou sejam prejudicados. Utilizar de softwares CRM ajuda a acompanhar o fluxo de chega e saída de clientes, escolher uma boa plataforma de vídeo conferencia para manter a conexão entre os trabalhos em dia e muitas outras ferramentas.

5. Rotina de trabalho

Manter os colaboradores motivados com o trabalho em home office é muito importante, afinal, as pessoas que giram o faturamento da empresa. Trabalhar em casa gera muitas distrações ainda mais quando isso não é um costume, o nível de ansiedade das pessoas cresceram muito, tivemos que aprender a conviver com pessoas que antes víamos muito pouco.

Algumas forma de tornar a rotina menos monótona são as atividades ou dinâmicas para divertir os colaboradores, realizar encontros virtuais para comemorar algum feito, investir em bonificação para aqueles que trouxeram resultados a empresa, promover capacitações para sanar dificuldades pessoais ou técnicas de colaboradores. Tudo isso, apesar de parecer simples, ajuda a manter a mente saudável e engajamento com o trabalho.

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