Construção Civil e Arquitetura

Combate a Incêndio: Segurança ou economia?

O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio vem sendo um dos assuntos mais
mencionados quando se adquire um estabelecimento ou quando se deseja conquistar
o alvará de funcionamento do mesmo. Isso acontece devido a aprovação da LEI nº
12.929, que obriga sua edificação a contratar esse serviço para garantir a segurança do
imóvel.

O serviço:

consiste em fazer todo o planejamento das instalações dos equipamentos de segurança afim de proteger a vida e integridade dos ocupantes das edificações e áreas de risco em situações de incêndio. O projeto também busca proporcionar um melhor trabalho junto ao Corpo de Bombeiros, uma vez que as medidas de segurança previstas sejam executadas da melhor forma possível.

Um outro benefício do projeto é assegurar a redução de danos ao meio ambiente e
ao patrimônio, já que após um acidente, o custo de revitalização do imóvel é
extremamente elevado.

Agora você já deve estar se perguntando se o seu estabelecimento necessita de um projeto como este e, para sanar a sua dúvida, vamos falar um pouco sobre as edificações isentas de tal obrigação. De acordo com o decreto aprovado, apenas construções residenciais exclusivamente unifamiliares estão dispensadas da apresentação do serviço. Há também uma ressalva para os empreendimentos que possuem até 100 m², visto que estes devem realizar o projeto, entretanto, não receberão a vistoria in loco do Corpo de Bombeiros.

Os estabelecimentos que não veem uma importância significativa da elaboração e que ainda não possuem o projeto, estão sujeitos a penalidades aplicadas pelo Corpo de Bombeiros, como por exemplo, advertências, multas e interdição parcial ou total do imóvel.

Para a execução do serviço é necessário um cadastro arquitetônico da área que receberá as instalações de prevenção, pois a alocação dos equipamentos será realizada a partir da divisão dos ambientes do local. Além da instalação, é indispensável também a manutenção dos equipamentos, em virtude de garantir a eficiência dos mesmos.

Tendo em vista todos os pontos abordados acima, vale ressaltar a importância da contratação do serviço. Assim, a execução do projeto garantirá não somente a  segurança do imóvel, mas também a economia com os gastos futuros.

Entre em Contato: praxisjr.com

Deixe uma resposta