Os cinco primeiros passos para empreender com sucesso
Iniciar uma jornada empreendedora pode parecer uma tarefa muito difícil, de fato é! Saiba como tornar essa jornada menos perigosa e amplie as chances de sucesso do seu empreendimento.
Apesar da crise econômica que se instaurou no Brasil nos últimos anos, o empreendedorismo continua crescendo no país. O sonho de milhares de brasileiros é ser seu próprio chefe. Sendo o tomador de decisão do seu negócio e conquistando a cobiçada independência financeira.
Mas é preciso ter cautela para o sonho não acabar precocemente.
“Estudos revelam que 80% das micro e pequenas empresas fecham no primeiro ano de funcionamento no Brasil.”
Por isso, preparamos cinco passos para te ajudar nessa jornada.
1º Passo: Conheça o ramo de interesse
O empreendedor deve pesquisar sobre o ramo de atividades que está pretendendo atuar, entender como funcionam os negócios que compõe esse ramo e se possível conhecer uma ou mais empresas do ramo pessoalmente. É recomendado conversar com pessoas experientes no ramo e descobrir os desafios enfrentados por uma empresa em funcionamento.
Link sugerido: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias
Em muitos casos, as pessoas constroem sua ideia de negócio baseando-se apenas nas habilidades que elas possuem para determinadas atividades, entendendo que podem explorar esse talento para empreender.
É verdade que uma boa execução e conhecimento da parte operacional de um negócio representa uma vantagem para o empreendedor, mas cuidado. Faça o levantamento de todas vantagens e desvantagens de montar um negócio desse ramo, por fim, analise se a ideia continua atraente.
2º Passo: Desenvolva a ideia do seu negócio
Já definido o ramo de atividade e o tipo de negócio, chegou a hora de dar forma para a ideia do seu negócio. Para não deixar nada de importante passar, anote o que está sendo desenvolvido.
Para começar, defina quais atividades você pretende desenvolver no negócio.
Ex: Venda de artigos esportivos, fabricação de biscoitos veganos, representação comercial.
Logo após, pense no público que você pretende atrair com os serviços/ produtos do seu negócio, faça um levantamento de possíveis públicos que podem se interessar pelo seu negócio e nos problemas que o seu negócio pode resolver para esse público.
Ex: Negócio: Loja de artigos esportivos Público-alvo: Mulheres acima dos 18 anos.
Problema do público-alvo: Dificuldade em encontrar números menores de tênis adultos para corrida.
Feito isso, já temos os primeiros esboços da ideia do negócio, mas é necessário desenvolver e detalhar mais um pouco. Uma ferramenta fundamental para te auxiliar nessa tarefa é o Modelo de Negócios Canvas.
Nesse passo podem surgir vários insights para acrescentar na sua ideia e como dito anteriormente, as anotações são importantíssimas.
3º Passo: Analise as forças e fraquezas
Após o desenvolvimento da ideia do seu negócio, chegou a hora de realizar uma análise interna de perfil do negócio. Nessa análise vamos fazer o levantamento das características que já temos sobre a ideia do seu negócio, dividindo entre forças e fraquezas ou pontos fortes e pontos fracos.
Começando pelas forças, liste os pontos fortes da sua ideia de negócio.
Ex: Habilidades para execução de determinados serviços, capital próprio para investimento, produto e/ou serviço inovador etc.
Logo após, liste as fraquezas ou pontos fracos do negócio. Nessa tarefa se exige um pouco mais de esforço, dado que é mais difícil “ criticar ´´ a nossa própria ideia, mas realize o levantamento mais fidedigno possível.
Ex: Pouca experiência no ramo, custo elevado de mão-de-obra, falta de conhecimento técnico etc.
4º Passo: Analise as oportunidades e ameaças
Muito semelhante ao passo anterior, nesse quarto passo será realizada a análise do mercado no qual o seu negócio está inserido e o levantamento das oportunidades e ameaças para o seu negócio. A realização do primeiro passo, vai ser fundamental para a realização desse quarto passo.
Dando início com as oportunidades, pense no que está acontecendo no cenário atual do seu país/estado/cidade/bairro que influencie positivamente no seu negócio, não apenas isso, pense também no que é tendência, ou seja, que apresenta grandes chances de acontecer. Após realizar essa análise, organize suas ideias e faça a listagem do que foi pensado.
Ex: Aprovação de uma lei de redução de impostos para sua categoria de negócio, aumento do mercado consumidor do seu produto, diminuição da concorrência no segmento etc.
Para as ameaças, siga a mesma linha de pensamento das oportunidades, mas dessa vez, pensando nos fatores que influenciam negativamente no seu negócio.
Ex: Aumento da carga tributária para empresas do ramo, concorrência com grande poder de investimento, crescimento do consumo de produtos/serviços substitutos aos que o seu negócio oferece.
Dica: É muito comum existirem dúvidas na diferenciação do 3º e 4º passo, para ajudar na diferenciação pense o seguinte, no terceiro passo, para analisar as forças e fraquezas, você vai listar os fatores que sua empresa tem controle, ou seja, a empresa tem controle direto de mudança. Para o 4º passo, as ameaças e oportunidades estão fora do controle do seu negócio. Para auxiliar você nessas tarefas, utilize a Matriz SWOT.
5º Passo: Priorize suas ações
Parabéns, se você chegou até o quinto passo, a primeira etapa do planejamento do seu negócio está concluída. Como dito é apenas a primeira etapa, temos um longo caminho a ser percorrido ainda e finalmente colocar o negócio em funcionamento.
É provável que ao longo desses quatro passos, tenham surgido várias ideias para acrescentar no seu negócio e que você está ansioso para colocar a mão na massa. Isso é ótimo, mas vamos com calma, para continuar evoluindo no planejamento do seu negócio é importante ordenar as ações futuras. Utilize algumas ferramentas para te ajudar na gestão do seu projeto.