Consultoria em Gestão

Os cinco primeiros passos para empreender com sucesso

Iniciar uma jornada empreendedora pode parecer uma tarefa muito difícil, de fato é! Saiba como tornar essa jornada menos perigosa e amplie as chances de sucesso do seu empreendimento.


Apesar da crise econômica que se instaurou no Brasil nos últimos anos, o empreendedorismo continua crescendo no país. O sonho de milhares de brasileiros é ser seu próprio chefe. Sendo o tomador de decisão do seu negócio e conquistando a cobiçada independência financeira.

Mas é preciso ter cautela para o sonho não acabar precocemente.

Estudos revelam que 80% das micro e pequenas empresas fecham no primeiro ano de funcionamento no Brasil.”

Por isso, preparamos cinco passos para te ajudar nessa jornada.

1º Passo: Conheça o ramo de interesse

O empreendedor deve pesquisar sobre o ramo de atividades que está pretendendo atuar, entender como funcionam os negócios que compõe esse ramo e se possível conhecer uma ou mais empresas do ramo pessoalmente. É recomendado conversar com pessoas experientes no ramo e descobrir os desafios enfrentados por uma empresa em funcionamento.

Link sugerido: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias

Em muitos casos, as pessoas constroem sua ideia de negócio baseando-se apenas nas habilidades que elas possuem para determinadas atividades, entendendo que podem explorar esse talento para empreender.

É verdade que uma boa execução e conhecimento da parte operacional de um negócio representa uma vantagem para o empreendedor, mas cuidado. Faça o levantamento de todas vantagens e desvantagens de montar um negócio desse ramo, por fim, analise se a ideia continua atraente.

2º Passo: Desenvolva a ideia do seu negócio

Já definido o ramo de atividade e o tipo de negócio, chegou a hora de dar forma para a ideia do seu negócio. Para não deixar nada de importante passar, anote o que está sendo desenvolvido.

Para começar, defina quais atividades você pretende desenvolver no negócio.

Ex: Venda de artigos esportivos, fabricação de biscoitos veganos, representação comercial.

Logo após, pense no público que você pretende atrair com os serviços/ produtos do seu negócio, faça um levantamento de possíveis públicos que podem se interessar pelo seu negócio e nos problemas que o seu negócio pode resolver para esse público.

Ex: Negócio: Loja de artigos esportivos Público-alvo: Mulheres acima dos 18 anos.

Problema do público-alvo: Dificuldade em encontrar números menores de tênis adultos para corrida.

Feito isso, já temos os primeiros esboços da ideia do negócio, mas é necessário desenvolver e detalhar mais um pouco. Uma ferramenta fundamental para te auxiliar nessa tarefa é o Modelo de Negócios Canvas.

Nesse passo podem surgir vários insights para acrescentar na sua ideia e como dito anteriormente, as anotações são importantíssimas.

3º Passo: Analise as forças e fraquezas

Após o desenvolvimento da ideia do seu negócio, chegou a hora de realizar uma análise interna de perfil do negócio. Nessa análise vamos fazer o levantamento das características que já temos sobre a ideia do seu negócio, dividindo entre forças e fraquezas ou pontos fortes e pontos fracos.

Começando pelas forças, liste os pontos fortes da sua ideia de negócio.

Ex: Habilidades para execução de determinados serviços, capital próprio para investimento, produto e/ou serviço inovador etc.

Logo após, liste as fraquezas ou pontos fracos do negócio. Nessa tarefa se exige um pouco mais de esforço, dado que é mais difícil “ criticar ´´ a nossa própria ideia, mas realize o levantamento mais fidedigno possível.

Ex: Pouca experiência no ramo, custo elevado de mão-de-obra, falta de conhecimento técnico etc.

4º Passo: Analise as oportunidades e ameaças

Muito semelhante ao passo anterior, nesse quarto passo será realizada a análise do mercado no qual o seu negócio está inserido e o levantamento das oportunidades e ameaças para o seu negócio. A realização do primeiro passo, vai ser fundamental para a realização desse quarto passo.

Dando início com as oportunidades, pense no que está acontecendo no cenário atual do seu país/estado/cidade/bairro que influencie positivamente no seu negócio, não apenas isso, pense também no que é tendência, ou seja, que apresenta grandes chances de acontecer. Após realizar essa análise, organize suas ideias e faça a listagem do que foi pensado.

Ex: Aprovação de uma lei de redução de impostos para sua categoria de negócio, aumento do mercado consumidor do seu produto, diminuição da concorrência no segmento etc.

Para as ameaças, siga a mesma linha de pensamento das oportunidades, mas dessa vez, pensando nos fatores que influenciam negativamente no seu negócio.

Ex: Aumento da carga tributária para empresas do ramo, concorrência com grande poder de investimento, crescimento do consumo de produtos/serviços substitutos aos que o seu negócio oferece.

Dica: É muito comum existirem dúvidas na diferenciação do 3º e 4º passo, para ajudar na diferenciação pense o seguinte, no terceiro passo, para analisar as forças e fraquezas, você vai listar os fatores que sua empresa tem controle, ou seja, a empresa tem controle direto de mudança. Para o 4º passo, as ameaças e oportunidades estão fora do controle do seu negócio. Para auxiliar você nessas tarefas, utilize a Matriz SWOT.

5º Passo: Priorize suas ações

Parabéns, se você chegou até o quinto passo, a primeira etapa do planejamento do seu negócio está concluída. Como dito é apenas a primeira etapa, temos um longo caminho a ser percorrido ainda e finalmente colocar o negócio em funcionamento.

É provável que ao longo desses quatro passos, tenham surgido várias ideias para acrescentar no seu negócio e que você está ansioso para colocar a mão na massa. Isso é ótimo, mas vamos com calma, para continuar evoluindo no planejamento do seu negócio é importante ordenar as ações futuras. Utilize algumas ferramentas para te ajudar na gestão do seu projeto.

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