Construção Civil e Arquitetura

Por que preocupar-se com Sobrecarga Elétrica?

Sobrecarga elétrica

Antes de tudo, vale explicar o conceito de Sobrecarga Elétrica:

  1. O que é uma sobrecarga elétrica e como ela ocorre

    Uma sobrecarga elétrica é o momento em que há uma demanda de energia elétrica maior do que a capacidade do sistema elétrico pode suportar, inúmeros fatores podem provocá-la, como, ligar diversos equipamentos elétricos em simultâneo (ar-condicionados ou aquecedores), utilizar aparelhos de alta potência (secadores de cabelo, ferros de passar roupa e torradeiras) e problemas no sistema (fiação desgastada ou um disjuntor que não funciona corretamente).

    Sobrecarga elétrica
  2. Logo, por que você, leitor, deve preocupar-se com sobrecargas elétricas?

    Sobrecarga elétrica

    Riscos à vida: O risco mais perigoso que se pode correr com sobrecargas elétricas é o de incêndio, que pode queimar toda uma residência e até, nos piores casos, ceifar a vida dos residentes.

    Danos a equipamentos: as sobrecargas podem danificar os aparelhos elétricos, devido a um superaquecimento ou desligamento repentino (desarmamento do disjuntor).

    Prejuízo financeiro: em qualquer um dos riscos citados anteriormente, existe o prejuízo financeiro, seja para conserto dos danos provocados pelo incêndio ou pela perda dos equipamentos elétricos.

           2. Por fim, como é possível evitar?

A melhor forma de evitar esse problema é garantir, primordialmente, que o sistema elétrico da residência/estabelecimento seja dimensionado corretamente para a demanda de energia, usar aparelhos elétricos com moderação e ter um sistema de proteção eficiente contra sobrecargas, como disjuntores, instalados corretamente no local. O projeto de Instalações Elétricas é imprescindível para evitar todos esses riscos. Ele consiste em fazer todo dimensionamento de uma localidade, com o intuito de saber a necessidade do cliente para cada ponto instalado. Quer realizar esse serviço conosco? Visite nosso site!

Sobrecarga Elétrica

 

Gostou do conteúdo? Assine a nossa Newsletter para receber mais e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta