Tecnologia da Informação

Conhece o E-commerce?

Com a chegada da Internet muitas atividades se tornaram mais fáceis e acessíveis, por exemplo, qualquer pessoa pode fazer compras sem a necessidade de sair de casa, em apenas alguns cliques a compra é realizada. Consequentemente, vender um produto também se tornou mais fácil, principalmente através de um e-commerce.

Não sabe o que é e-commerce?

Estamos aqui para te explicar o que é!

O e-commerce é um ambiente virtual utilizado para propagar e vender produtos de uma empresa ou de uma pessoa jurídica, sendo que estes produtos, podem ser de qualquer categoria, sejam livros, roupas, eletrônicos ou até mesmo produtos digitais como e-books e planilhas.

Muitas empresas optaram por começar a utilizar esse novo tipo de negócio devido a sua alta flexibilidade não sendo dependente de uma loja física para realizar as atividades econômicas, o que contribui para expandir o alcance de suas vendas.

Fizemos uma lista de empresas que utilizam o e-commerce, você já deve ter ouvido falar de algumas delas, mas você sabe como o e-commerce impulsionou o crescimento?


Magazine Luiza

Pode não parecer, mas a Magazine Luiza foi fundada em 1957, por Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Começou como uma pequena loja, e aos poucos a rede foi se expandindo para cidades vizinhas. Foi apenas em 1974, quase 20 anos após a fundação da empresa, que foi inaugurada a primeira loja de departamento com mais de .

Na década de 80 a rede começou a se expandir para fora do estado de São Paulo, e, foi nessa década que inauguraram o primeiro centro de distribuição, com sistemas automatizados.

A Magazine Luiza foi uma das pioneiras do país quando se fala sobre a criação de e-commerce, também chamado de Lojas Virtuais. Foi em 1992 que a rede criou sou primeira Loja Virtual, e em 2000 que criaram o portal de vendas que se tornou o que é hoje. Hoje as vendas através do e-commerce correspondem a cerca de 30% dos rendimentos da rede.


Amazon

A Amazon foi fundada em 1994, por Jeff Bezos, e começou na própria garagem do fundador. Inicialmente ele não sabia qual produto vender entre CDs, peças de computador, softwares e livros, e escolheu a última opção, por ser um produto de baixo custo e catálogo amplo e diversificado. Após passar um ano estruturando o negócio, a Amazon recebeu pedidos de todos os 50 estados do Estados Unidos, além de outros 45 países ao redor do mundo.

Inicialmente Jeff Bezos não buscava apenas acumular ganhos com o e-commerce, e por isso nos primeiros anos, investiu o lucro de suas vendas em formas de melhorar sua marca. Em 1998, ele expandiu o seu catálogo e começou a vender CDs, DVDs, filmes e músicas. Foi também neste ano, que foram abertos sites internacionais no Reino Unido e Alemanha.

Em 2000, a Amazon implementou o Marketplace na sua plataforma, que consiste na venda de produtos de terceiros, como usuários ou lojas menores. O que foi fundamental para o crecimento da Amazon, já que foi 2001, o ano no qual a empresa teve o primeiro saldo positivo.

Com o passar dos anos, a Amazon foi expandida cada vez mais seu catálogo, e hoje é uma empresa que fornece vários serviços na internet além de vender produtos no seu e-commerce.


Mercado Livre

O Mercado Livre foi fundado em 1999, pelo empresário argentino Marcos Galperín. No mesmo ano de fundação a plataforma passou a funcionar em mais três países: Brasil, México e Uruguai. E no ano seguinte foi expandido para Equador, Chile, Venezuela e Colômbia.

Inicialmente o site era uma plataforma de leilões online, e com o passar do tempo foi evoluindo, e implementou o marketplace, permitindo a venda e compra de uma grande diversidade de produtos por diferentes usuários.

Atualmente, o Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina. São registrados no site mais de seis mil buscas e nove vendas por segundo, sendo que 90% dos produtos vendidos são novos.

Este e-commerce impacta diretamente a economia do Brasil, além de ser o quinto site mais acessado por brasileiros, alcançando uma marca de 52 milhões de visitantes, ficando atrás apenas do Google, Facebook, e sites de busca como o site Globo e UOL.

3 thoughts on “Conhece o E-commerce?

  • Gostei do artigo, me deu uma força para tirar algumas
    pequenas dúvidas que eu tinha.
    Eu também tenho um site, da uma visualizada nele
    também, tenho algo muito bom que vai ajudar você a
    divulgar muito este seu site, videos e etc.
    Tenho certeza que você vai adorar o que vai conhecer, é
    totalmente exclusivo.
    Abraço.

  • Lembrei do seu site e voltei para ver se tem algo novo…
    Não esquece de passar no meu também.
    Principalmente o primeiro artigo que tenho na página, este
    acredito que vai te interessar bastante.
    Abraço.

  • Já faz mais de 5 anos que trabalho com isso.
    Para mim foi como assinar a carta de alforria.
    Uma verdadeira libertação.

Deixe uma resposta