Construção Civil e Arquitetura

Automação Residencial, quais os tipos?

Em pleno século XXI, era da Pós – modernidade, 24 horas por dia parecem não ser suficientes para todas as demandas que possuímos. As pessoas buscam constantemente formas de aperfeiçoar as suas tarefas, para conseguir realizá-las em períodos de tempo mais curtos. E é aí que entra a Automação residencial, que proporciona aos seus usuários conforto, otimização de tempo, segurança e bem-estar.

Mas, o que é automação residencial?

Automação residencial se define pelo uso da tecnologia para facilitar e automatizar tarefas rotineiras, criando um ambiente prático, confortável, agradável, valorizado e seguro, tudo isso sem se desfazer da beleza e proporcionando economia de tempo, energia e dinheiro. Imagine controlar a temperatura do ambiente, a iluminação, ou até mesmo a irrigação do jardim através do seu celular ou Tablet? Com sensores de presença, temporizadores ou até mesmo um simples toque é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas.

Tipos de automação residencial:

Iluminação:

Tendo como o principal beneficio associado a iluminação é reduzir os custos da energia. Um dos motivos é a possibilidade de personalizar seu ambiente tornando o controle de luzes para que utilize só o necessário. O sistema permite apagar e acender as luzes automaticamente por você. Em uma residência a automação diminui o habito de esquecer luz acessa em um cômodo. Já em empresas e indústrias, é benéfica para garantir que determinada luzes sejam acionadas quando escurecer ou quando detectar movimento.

Controle de Acesso:

Sistema de acesso consegue monitorar os fluxos de pessoas que entram e saem de um local. O principal e mais sofisticado é o de reconhecimento facial e controle por biometria. Podendo ser utilizados em condomínios, empresas, escolas.. Outro serviço é automatizar a catraca de seu estabelecimento a partir de identificação de digital ou cartão.

Integração e controle de sistemas:

O grande objetivo desse sistema é integrar todos sistemas, aumentando sua comodidade e conforto. Em uma casa os sistemas costumam ser independentes, como sistema de ar condicionado, cortinas, multimídia e iluminação. Então podendo juntar todos em um só por meio da automação, controlado por Smartphone.

Sistema inteligente de esquadrias:

A aplicação para janelas inteligentes traz três grandes diferenciais: Janela sustentável que ventila fechada, Sombreamento automático e sistema de proteção.

Janela sustentável que ventila fechada:

A solução da janela repensa a troca de ar dentro do ambiente. Ao combinar ventilação automática e trocadores de calor eficientes, o sistema traz ar fresco para casas e apartamentos 24 horas por dia. Por meio de sensores, detecta de forma independente quando a umidade do ambiente é muito alta ou o nível de oxigênio no ar ambiente é muito baixo. Controla tanto a intensidade quanto a duração das fases de ventilação de forma totalmente autônoma.

Sombreamento automático:

A solução permite proteção ao sol excessivo. O perfil de polímero sensível ao toque integrado permite o ajuste a altura da superfície da mesa ou controle da iluminação da sala com o simples movimento a mão.

Sistema de proteção:

O sistema de alarme a janela impede assaltantes antes de um possível ataque. Se permanecer parado em frente a residência, mesmo sem tentar entrar no local, a solução de proteção é ligada. A tentativa de abrir a janela com força é reconhecida pelo sistema, que automaticamente fecha as persianas, emite alarmes de som e aciona a chama de emergência pra autoridade local.

Entre em Contato: praxisjr.com

One thought on “Automação Residencial, quais os tipos?

Deixe uma resposta