Construção Civil e Arquitetura

Vistoria ou perícia: Do que minha edificação precisa?

Encontramos um problema na edificação e nos perguntamos: “Preciso de uma vistoria ou perícia?”. Você já se deparou com essa pergunta e não soube respondê-la? Apenas desconfia que há algum problema que precisa ser relatado, mas não sabe por onde começar?

Que tal iniciar pelo básico e saber o que é vistoria?

A vistoria é um processo de análise e observação de manifestações patológicas e falhas que a edificação pode apresentar. Nada mais que, uma visita onde o profissional avalia tecnicamente a situação e como ela pode afetar o imóvel.

É comum também não saber o que é manifestação patológica e troca-la pelo termo “patologia”. A manifestação é o problema físico em si, como fissuras e infiltrações. Já patologia é a ciência que estuda as ocorrências dessas manifestações.

Ainda quando se avalia uma manifestação patológica, é emitido um laudo técnico que as descreve completamente e indaga as possíveis causas e soluções. Portanto, esse é um serviço de levantamento e parecer da edificação afim de se comprovar os problemas e expô-los.

E o que é perícia?

Se trata de um serviço mais burocrático e investigativo, geralmente utilizado como comprovação de algum assunto judicial. É necessário, portanto de um profissional especializado em perícia para realizar uma coleta e investigação de dados mais profunda para obtenção de provas físicas. Além de identificar causas, soluções e consequências, assim como o laudo técnico, contudo, a principal diferença é que além de exigir um perito, o serviço é indicado para situações de extrema problemática.

No mais, as diferenças também compensam na hora de economizar, pois devido a maior complexidade, o serviço de perícia pode sair mais caro, sendo que em muitos casos a vistoria já atende a necessidade do cliente.

Portanto, se há algum tipo de problema na edificação, mas não que envolva processos judiciais e alta complexidade, uma vistoria atenderá perfeitamente para prevenir futuros problemas e comprova-los de forma documentada antes de realizar alguma reforma, por exemplo. Assim, ao contratar o serviço é possível trazer maior vida útil ao imóvel além de valoriza-lo.

Então, afinal, vistoria ou perícia… qual o serviço certo?

Se existem problemas na edificação e você quer solucioná-los com a análise de um profissional, mas não quer depender de processos burocráticos, apenas garantir a saúde do seu imóvel de forma tranquila, segura e ainda assim resolutória, é recomendado começar a avaliação por uma vistoria. E além de poupar dinheiro, uma simples vistoria pode evitar e terminar com dores de cabeça. Dessa forma ao comprovar a sua situação, sua segurança e bem-estar podem estar garantidos.

Se você precisa tem a necessidade de um desses serviços, entre em contato conosco: entrar em contato

Veja outras postagens da área de construção civil: Ver mais

Deixe uma resposta