Tecnologia da Informação

Como o Google impacta no seu site?

O Google é uma das maiores empresas do mundo, não só isso, ela influencia diariamente no nosso trabalho e dia a dia.

Você pode não utilizar tanto o Google no seu cotidiano, mas muitas empresas a utilizam para alcançar o seu engajamento, seja para ofertar um anúncio ou te passar um conteúdo relevante ao seu interesse. O número de pessoas que usam o Google atualmente chega a ser 51% da população mundial, ou seja, 3,9 bilhões de pessoas navegando a todo momento.

Nós já falamos sobre qual o papel de um bom site para sua empresa, vamos trazer algumas dicas de como fazer para que o seu site esteja presente na internet gerando engajamento, mas para isso, vamos entender alguns conceitos primeiro.

COMO O GOOGLE FUNCIONA?

De forma simples, o Google é operado por algoritmos que analisam os melhores resultados na internet a fim de oferecer a melhor experiência para os usuários. Durante a evolução do Google, esses mesmos algoritmos foram aprimorados para identificar quais são os sites que possuem boa qualidade e quais são as fontes mais confiáveis, claro que essa evolução trouxe aprendizados empresas e pessoas que já lidavam com o meio digital.

COMO TORNAR O SEU SITE BOM PARA O GOOGLE?

As empresas que trabalham produzindo sites exercem algumas análises durante esta criação, tudo isso com o objetivo de gerar resultados na internet. Se pergunte, “O seu site aparece quando uma pessoa procura o seu serviço ou produto?”, caso sua resposta for não ou não sei, trouxemos os critérios que o Google utiliza para fazer isso acontecer.

  1. Rankeamento

O Google separa os melhores resultados para o usuário e os coloca no topo da página. Não só isso, ela personaliza a busca de forma que um site que aparece no topo para um usuário, não apareça para outro, por questões de localização, palavras que foram utilizadas na busca e o histórico que essa pessoa possui.

Alguns fatores que melhoram o rankeamento são:

  • Tempo existente na internet: quanto mais velho for o seu domínio, mais assunto e tráfego você geriu ao longo dos anos e isso pode ajudar ao Google a entender melhor o que você oferece.
  • Velocidade de carregamento: páginas de site pesadas e carregadas de informações irrelevantes serão descartados de uma boa análise, por isso a importância de saber priorizar o que deve ou não estar presente na internet.
  • Mobile first index: o Google passou a considerar os sites que possuem boa visualização na versão mobile, melhores para estarem nos topos das páginas.
  • Visibilidade: as páginas que possuem muitos anúncios atrapalham a visibilidade dos usuários, portanto é interessante manter a estrutura limpa.
  • Palavras-chaves: domínios que possuem palavras-chaves como “www.consultoria” ou textos dentro dos conteúdos que possuem palavras-chaves, ajudam ao Google a trazer o usuário diretamente ao que ele tem interesse. Se o seu site pensa nisso, ele consegue atingir diversos critérios de análise do Google.

2. Respostas Assertivas

Sites que se preocupam com a organização das sua estrutura, trabalham bem com as palavras-chaves nos seus conteúdos e preenchem os pré-requisitos de análise podem estar presentes na posição 0. A posição 0 é onde estão os resumos mais relevantes que respondem as perguntas de forma direta.

3. Indexação

Os conteúdos devem ser organizados de forma a facilitar a busca dos robôs do Google. Para fazer isso sua empresa pode começar a atuar com SEO e aprender a utilizar boas palavras-chaves, fazendo com que a inteligência consiga mensurar a relevância de acordo as frequências e os locais que as palavras aparecem.

Produzir um site bom aumenta a possibilidade de captar novos clientes para sua empresa e trabalhar corretamente dentro da internet. Aumentar a presença da sua marca no meio digital fará com que o seu alcance seja em maior escala.

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